segunda-feira, 3 de junho de 2013

            As teorias da motivação podem ser empregadas para influenciar o comportamento das pessoas nas organizações no sentido de compreender e de atender as necessidades dos seus colaboradores para que os mesmos realizem melhor o seu trabalho. Também, espera-se que contribuam para o desenvolvimento da organização, uma vez que funcionários satisfeitos realizam suas tarefas com mais dedicação. Alguns exemplos de conhecimentos aplicados são as motivações intrínsecas: recompensas psicológicas, determinadas pelas ações e comportamentos individuais dos gerentes. Motivações extrínsecas: recompensas materiais, determinadas pela alta direção e que podem estar fora do controle individual dos gerentes. Quando os gerentes utilizam o conhecimento para entender e conhecer o grupo que gerem, eles podem aplicar técnicas e obter resultados satisfatórios no campo profissional.
            A satisfação profissional é um conjunto de sentimentos favoráveis com os quais o empregado percebe o seu trabalho. É o estado positivo ou de prazer, que resulta na avaliação positiva do trabalho pelo indivíduo. No contexto da Psicologia do Trabalho, a satisfação no trabalho é a atitude geral da pessoa face ao seu trabalho e depende de vários fatores físicos, psíquicos, sociais e culturais. Alguns consideram satisfação e insatisfação como fenômenos distintos e opostos. Influências na satisfação incluem ambiente, higiene, segurança no trabalho, o estilo de gestão e da cultura, o envolvimento dos trabalhadores, a capacitação e o trabalho autônomo de grupos, entre muitos outros
  • Aspectos comuns da satisfação no trabalho relacionam-se com pagamento, condições de trabalho, qualidade da supervisão, colegas e o trabalho em si.
  • A satisfação no trabalho está empiricamente relacionada com rotatividade e absenteísmo do funcionário.
  • A relação entre satisfação no trabalho e desempenho é menos incisiva, e o pensamento atual analisa como as recompensas influenciam tanto a satisfação quanto o desempenho.
          A satisfação (ou insatisfação profissional) reflete diretamente na vida pessoal e emocional do funcionário de diferentes maneiras. As consequências da satisfação profissional, gera um ambiente prazeroso, resulta em um bom trabalho, torna-se um atributo importante na vida pessoal. Segundo Spector (1997) existem importantes razões para o estudo da Satisfação Profissional. Primeiramente, a perspectiva humanitária de que a pessoa merece ser tratada com respeito e justiça. A Satisfação Profissional também pode ser considerada como um indicador emocional de bem-estar ou saúde mental. Em segundo lugar, a perspectiva utilitária de que a Satisfação Profissional pode gerar determinados comportamentos por parte do trabalhador que afetam o funcionamento organizacional. Além disso a Satisfação Profissional pode ser o reflexo do funcionamento da organização. Segundo Al-Hussami (2008) trabalhadores satisfeitos tendem a ser mais produtivos e a sentir maior envolvimento organizacional. Eles são mais propensos a serem mais comprometidos com a organização quando os trabalhadores sentem autonomia de trabalho e cargas de trabalho equitativas.

A relação entre satisfação profissional, motivação e desempenho, estão interligadas entre si, e á medida que cada um destes elementos crescem, os outros fatores também crescem. De modo geral, uma pessoa satisfeita profissionalmente tem motivação para ter um bom desempenho em suas atividades.
         A satisfação profissional está relacionada em estar satisfeito com o trabalho que se faz. Para estar satisfeito, o trabalhador é influenciado por objetivos a buscar, algo que possa satisfazer suas vontades e que contribua de alguma forma para a realização de seus desejos. Consequentemente, o desempenho na atividade é muito maior. Contudo, satisfação profissional, motivação e desempenho estão diretamente ligados.

Um comentário:

  1. A satisfação profissional vem de acordo com o progresso do individuo e conjunto de experiencias, onde ele passa por fases almejando ou não novos desafios.

    ResponderExcluir