Condição interna relativamente duradoura, que leva o indivíduo a persistir num comportamento orientado para um objetivo, possibilitando a transformação ou a permanência de situações. Assim, a motivação é o resultado da interação do indivíduo com uma determinada situação. É o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É a força motriz interna de cada indivíduo que o impele à ação. Esta força é produzida por um estado de tensão, que existe em função de uma necessidade não satisfeita. De forma consciente ou inconsciente, o indivíduo se esforça para reduzir tal tensão através do comportamento que ele espera que satisfará a(s) sua(s) necessidade(s).
Teoria da hierarquia de necessidades de Abraham Maslow
Também conhecida como Pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, formada por cinco tipos de necessidades: fisiológicas, de segurança íntima (física e psíquica), de amor e relacionamentos (participação), necessidades de estima (autoconfiança) e de autorealização. Tal classificação permitiu nova visão sobre o comportamento humano, ou seja, não busca apenas saciar necessidades físicas, mas envolve o crescimento e o desenvolvimento pessoal e profissional. Maslow organizou as necessidades em uma pirâmide, colocando em sua base as necessidades consideradas por ele como básicas. O autor descreve diferenças qualitativas entre as necessidades básicas e aquelas mais elevadas: as primeiras são necessidades deficitárias, baseadas na falta de elementos essenciais para a vida, que precisam ser saciadas para evitar um estado de saúde indesejável. As necessidades dos níveis mais altos da pirâmide são necessidades de crescimento.
- Necessidades fisiológicas - fome, sono, evitar da dor, desejo sexual etc. A satisfação dessas necessidades domina o comportamento humano. As necessidades de segurança surgem após satisfeitas as necessidades fisiológicas. Exemplo: intervalos de descanso durante a jornada de trabalho, ambiente físico confortável, horário de trabalho respeitado.
- Necessidades de segurança - abrigo e vestuário, ou seja, procura de proteção ao meio e busca de um ambiente estável e seguro. Exemplo: boas condições de trabalho, remuneração, benefícios, estabilidade.
- Necessidades sociais - desejo de associação, participação e aceitação por parte dos outros. Exemplo: relacionamento com colegas de trabalho, interação com clientes, relacionamento com chefes
- Necessidades de estima - desejo de ser reconhecido pela sua competência, e busca da aceitação dos outros por meio de sua atuação, ela desenvolve sentimentos de autoconfiança. O contrário, ou seja, a necessidade de estima não satisfeita, gera sentimentos de inferioridade. Exemplo: reconhecimento por resultados, promoções, prêmios.
- Necessidades de auto-realização - concretização das capacidades pessoais. A satisfação dessas necessidades produz pessoas independentes, criadoras, resistentes ao conformismo, que se aceitam a si próprias e aos outros. As pessoas que não concretizam a necessidade de autorrealização manifestam comportamentos de apáticos e indiferentes. Exemplo: atividades criativas e desafiantes, oportunidade de autonomia no trabalho, participação nas decisões.
Aspectos da Teoria das Necessidades de Maslow
• Quando uma necessidade de nível mais baixo é atendida, essa necessidade deixa de ser motivadora.
• Nem todos os indivíduos conseguem chegar ao topo da pirâmide das necessidades.
• Quando as necessidades básicas estão satisfeitas, as mais elevadas começam a dominar.
• A frustração da satisfação funciona como uma ameaça psicológica ao indivíduo.
• O comportamento motivado pode ser entendido como um canal onde muitas necessidades podem ser expressas ou satisfeitas.
Teoria de E.R.C (Existência, Relacionamento, Crescimento) de Clayton Alderfer.
Para Alderfer existem três grupos de necessidades essenciais: Existência, Relacionamento e Crescimento. As necessidades de existência são todas as formas de desejos fisiológicos fundamentais à sobrevivência (como fome e sede) e desejos materiais (como remuneração financeira, bonificação e segurança física). Quando os recursos são escassos, a satisfação das necessidades de existência de um indivíduo tende a ser correlacionada à frustração das mesmas necessidades para outro indivíduo, pois nesse caso não há recursos suficientes para a satisfação das necessidades de ambos.
Alderfer caracteriza as necessidades de relacionamento como as que dizem respeito ao desejo humano por relações interpessoais que se caracterizem pelo compartilhamento de pensamentos e sentimentos. Estas relações se dão tanto com indivíduos quanto com grupos, o que inclui colegas de trabalho, chefes, subordinados, família, amigos e inimigos, por exemplo. Para satisfazer esse desejo, é necessária a interação com outros indivíduos em uma relação mútua e, assim, satisfação ou frustração dos envolvidos no relacionamento tendem a ser correlacionadas. O grau de mutualidade da relação é definido por quanto as concordâncias e discordâncias sobre idéias e os sentimentos relevantes (como apreço, apoio, confiança, desconfiança, medo e ansiedade) são trocados, entendidos e aceitos pelas partes, ao invés de serem retidos ou ignorados. Aceitação, confirmação, compreensão e influência são elementos presentes nas necessidades de relacionamento.
Aspectos da Teoria ERC.
• A frustração de uma necessidade superior pode aumentar o desejo de satisfazer uma necessidade inferior. Exemplo: pessoas que comem muito quando tem uma necessidade superior não atendida.
• É contrária à teoria de Maslow em relação à focalização em uma necessidade só. Entende que as pessoas podem ser orientadas para a satisfação de mais de uma necessidade ao mesmo tempo.
• Na Teoria ERC, as necessidades não têm que se satisfazer por ordem correlativa.
A teoria de McClelland ressalta que as necessidades podem ser aprendidas ou socialmente adquiridas durante a vida, iniciando-se assim que o indivíduo começa a interagir com o ambiente, após o seu nascimento. São três as necessidades básicas:
- Necessidade de Realização (NR): é o desejo de ser excelente, de ser melhor, de ser mais eficiente e as pessoas com essas necessidades gostam de correr riscos calculados, de traçar metas, de ter responsabilidades.
- Necessidade de Poder (NP): é o desejo de controlar os outros e de influenciá-los. Pessoas assim, têm grande poder de argumentação e esse poder pode ser tanto positivo quanto negativo; procuram assumir cargos de liderança.
- Necessidade de Aflição (NA): reflete o desejo de interação social, de contatos interpessoais, de amizades e de poucos conflitos. Pessoas com essas necessidades colocam seus relacionamentos acima das tarefas.
Através de sua teoria, McClelland estabelece pontos importantes a serem avaliados tais como o esforço do indivíduo em buscar de feedbacks concretos, a eleição de modelos a serem seguidos, o estabelecimento de metas com propostas desafiadoras e maior controle do indivíduo para com seus desejos e necessidades.
Fontes:
1) ROBBINS, Stephen P. Conceitos básicos de Motivação. In Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Education, 2008, cap. 6, pp. 132 a 139.
2) OGATA, Massaru. Motivação - mais que energia para sua qualidade de vida. Palestra. Portal Ogata M.L. s.d. Disponível em http://www.palestrademotivacao.com.br/2
3)http://arrudaconsult.blogspot.com.br/2013/03/teorias-da-motivacao.html


.gif)

O resumo das teorias facilitam para o entendimento do conceito de motivação, para qual o ser humano necessita fazer suas necessidades básicas antes de alcançar o topo das realizações pessoais que são essenciais para sua existência.
ResponderExcluirA divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow que se divide em fisiologia, segurança, relacionamento, auto-estima e realização pessoal respectivamente, é teoricamente o caminho pra o sucesso de uma pessoa, sendo assim ela precisara passar por todos os passos subsequentes.
ResponderExcluirBlog muito bem estruturado e completo!
ResponderExcluirDe acordo com Clayton Alderfer,as necessidades de relacionamento dizem respeito ao desejo do ser humano em manter relações interpessoais.Essas relações se resumem no compartilhamento de pensamentos e sentimentos,sejam individuais ou em grupo.
ResponderExcluirEsse blog me ajudou bastante, estava com varias duvidas sobre o assunto e consegui tira-las.
ResponderExcluirParabéns!!