O conceito do pensamento de
Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo
condicionado (condicionamento clássico), formulada pelo cientista russo Ivan
Pavlov. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do
organismo, seja animal ou humano. O reflexo condicionado é uma reação a um
estímulo casual. O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma
determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a
necessidade à ação. É o caso do rato faminto que, numa experiência, percebe que
o acionar de uma alavanca levará ao recebimento de comida. Ele tenderá a
repetir o movimento cada vez que quiser saciar sua fome.
A diferença entre o reflexo
condicionado e o condicionamento operante é que o primeiro é uma resposta a um
estímulo puramente externo; e o segundo, o hábito gerado por uma ação do
indivíduo. No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma
resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e
produz consequências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de
ocorrência futura semelhante.
O condicionamento operante é
um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner
chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem é o reforço - a consequência
de uma ação quando ela é percebida por aquele que a pratica. Para o
behaviorismo em geral, o reforço pode ser positivo (uma recompensa) ou negativo
(ação que evita uma consequência indesejada). Skinner considerava reforço apenas
as contingências de estímulo. "No condicionamento operante, um mecanismo é
fortalecido no sentido de tornar uma resposta mais provável, ou melhor, mais frequente",
escreveu o cientista.
Modelagem do comportamento
Modelagem do comportamento
A
modelagem de comportamento consiste em reforçar as aproximações sucessivas
tendo por fim um comportamento desejado, sendo por isso a modelagem também
chama do “método das aproximações sucessivas” é o método pelo qual através do
reforçamento positivo instalam-se novas respostas por meio de um processo
gradativo de aprendizagem tendo como objetivo um comportamento terminal.
De
acordo com SKINNER (2003, p.103) “assim, o comportamento é fracionado para
facilitar a análise. Estas partes são as unidades que consideramos e cujas frequências
desempenham um importante papel na busca das leis do comportamento”.
Segundo
WHALEY e MALOTT (1980, p.96) “através de um processo gradual, as respostas que
se assemelham cada vez mais ao comportamento terminal são, sucessivamente,
condicionadas até que o próprio comportamento terminal seja condicionado”.
Assim na modelagem há o comportamento inicial, há o(s) comportamento(s)
intermediário(s) que são modelados pelo reforçamento positivo e há o
comportamento terminal que é o estabelecido pelo experimentador e, segundo
WHALEY e MALOTT (1980, p.97) “estes comportamentos pertencem a uma mesma classe
de respostas”.
A
continuidade do comportamento é feita na fase da modelagem, aonde o pesquisador
modela o sujeito, de acordo com as respostas que deseja obter do sujeito e
durante a modelagem, o reforço além de fortalecer uma resposta particular,
também aumenta a probabilidade de ocorrência de resposta em situações
aproximadas.
Citando
SKINNER (2003, p.101) “o condicionamento operante modela o comportamento como o
escultor modela a argila. [...] No mesmo sentido, um operante não é algo que
surja totalmente desenvolvido no comportamento do organismo. É o resultado de
um contínuo processo de modelagens”.
Fonte:
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